Comércio entre Moçambique e Dubai bate 1,3 mil milhões de dólares

As trocas comerciais entre Moçambique e Dubai registaram um crescimento expressivo de 47% em 2024 no setor não petrolífero, alcançando um volume de 1,3 mil milhões de dólares. A informação foi apresentada por Mohammad Lootah, presidente da Câmara de Comércio de Dubai, durante um fórum empresarial que reuniu investidores dos Emirados Árabes Unidos e empresários moçambicanos, com o intuito de explorar novas oportunidades de cooperação e investimento entre os dois mercados.

O evento, promovido pela Dubai Chambers, teve como foco principal impulsionar parcerias em setores como produtos petrolíferos, indústria automóvel e materiais de construção. No entanto, também se destacou o aumento do interesse por produtos como alimentos, telemóveis, equipamentos de laboratório, cabos elétricos e têxteis.

Segundo Lootah, até o final de 2024, o número de empresas moçambicanas registadas na Câmara de Comércio de Dubai chegou a 80, um aumento de 48% em comparação com o ano anterior. Em 2025, foram já registadas 11 novas empresas.

Por outro lado, os investidores sediados em Dubai têm voltado as atenções para Moçambique, especialmente em áreas como agro-processamento, turismo, energia, madeira, embalagens e impressão — setores vistos como promissores e atrativos para a aplicação de capital estrangeiro e partilha de conhecimento técnico.

Essa aproximação faz parte da iniciativa “Novos Horizontes”, desenvolvida pela Câmara de Comércio de Dubai, com o objetivo de fomentar a internacionalização das empresas locais. A ação está alinhada à estratégia “Dubai Global”, que visa posicionar companhias do emirado em 30 mercados estratégicos ao redor do mundo, entre os quais Moçambique ocupa um lugar de destaque.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *