Naparamas mantinham 280 pessoas em cativeiro na Zambézia

As Forças de Defesa e Segurança (FDS) conseguiram resgatar, recentemente, cerca de 280 mulheres e crianças que haviam sido raptadas por membros dos Naparamas no Posto Administrativo de Sabe, localizado na província da Zambézia.

A informação foi divulgada pelo brigadeiro Bernardo Ntchokomala, que destacou a crescente ameaça representada por este grupo de guerreiros, conhecido desde os anos 1980 por misturar práticas tradicionais, crenças místicas e forte ligação comunitária. Segundo o oficial, os Naparamas vinham causando instabilidade no distrito de Morrumbala.

“Mais de 280 mulheres e crianças estavam retidas nesta base. Elas foram raptadas nas comunidades do posto administrativo de Sabe, na Zambézia. Este grupo de malfeitores estava já a perturbar a ordem pública no distrito de Morrumbala, especialmente ao longo da Estrada Nacional Número 1 (EN1)”, afirmou Ntchokomala.

Ele acrescentou ainda que as vítimas permaneceram privadas de liberdade durante mais de duas semanas, sendo mantidas numa antiga base da Renamo, onde estavam a ser submetidas a treinos com o objetivo de integrarem o movimento dos Naparamas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *