PGR promete justiça rigorosa nos assassinatos de Elvino Dias e Paulo Guambe

O Procurador-Geral da República, Américo Letela, assegurou esta quarta-feira, 30 de abril, que estão em curso intensos esforços para apurar e punir, de forma exemplar, os responsáveis pelos assassinatos de Elvino Dias, antigo assessor político de Venâncio Mondlane, e Paulo Guambe, que era mandatário do partido PODEMOS.

A declaração foi feita em resposta a uma interpelação da Bancada Parlamentar da Frelimo, que, no dia anterior, solicitou esclarecimentos sobre os dois homicídios que têm gerado comoção e debate no país.

Letela informou que, no âmbito destes crimes, já foi aberto um processo-crime que está a decorrer na Procuradoria da República da Cidade de Maputo. O PGR destacou, ainda, que o caso tem sido alvo de várias especulações quanto às suas motivações, mas reiterou que cabe às autoridades investigar todas as hipóteses com o intuito de alcançar a verdade.

“No exercício da ação penal, o Ministério Público tem a obrigação legal de reunir todas as provas relevantes para o completo esclarecimento dos factos. Existem múltiplas suposições sobre o motivo do crime, mas será a investigação a definir os contornos reais dos acontecimentos”, afirmou Letela.

Apesar da insistência por mais detalhes, o Procurador-Geral explicou que, devido à fase atual do processo, não é legalmente permitido divulgar o estado das investigações. No entanto, garantiu que a instituição está empenhada em trazer justiça aos envolvidos.

“Os dados que possuímos apontam para a necessidade de explorar diversas linhas de investigação. Ainda que não possamos partilhar essas informações por restrições legais, os senhores deputados devem estar certos de que estamos a fazer tudo para garantir que os culpados sejam identificados e responsabilizados com o devido rigor”, concluiu.

Mais do autor

Juiz do Caso “Feijão Bóer” Expulso por Corrupção

Tribunal Intervém nas Eleições da CTA e Autoriza Candidatura de Álvaro Massingue

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *