A Gigante de Mirny: A Mina de Diamantes que Mudou a História da Rússia

Situada na cidade de Mirny, na remota Sibéria Oriental, a imponente Mina de Mir — também chamada de Mina de Mirny — é uma das maiores escavações a céu aberto já realizadas pela indústria de diamantes. Com seus impressionantes 1.200 metros de diâmetro e profundidade de 525 metros, a cratera é tão vasta que pode ser avistada do espaço.

A operação teve início em 1957, no auge da era soviética, como parte de um ambicioso projeto para fortalecer o setor de diamantes da URSS. Por décadas, o local foi responsável por abastecer grande parte da produção nacional, inicialmente com métodos manuais e, posteriormente, com equipamentos adaptados ao clima severo da região — onde os termômetros frequentemente despencam abaixo dos -50 °C.

Embora as atividades a céu aberto tenham sido encerradas no começo dos anos 2000, a exploração subterrânea de diamantes seguiu por mais algum tempo. Um fato curioso é que voos de helicóptero são proibidos sobre a mina, devido às correntes de ar perigosamente instáveis que podem arrastar aeronaves para o seu interior.

Hoje, a Mina de Mir é mais do que um marco da engenharia soviética — é símbolo da capacidade humana de explorar os limites da natureza e da complexidade de operar em ambientes extremos como os da Sibéria.

Mais do autor

Letela deve agir, não lamentar, diz CDD sobre envolvimento de agentes em raptos

Moçambique Vai Refinar Combustíveis: Nova Unidade Terá Capacidade de 200 Mil Barris por Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *