O presidente de transição de Burkina Faso, Ibrahim Traoré, expressou profunda gratidão aos apoiadores de todo o mundo que, no dia 30 de abril de 2025, se uniram em manifestações em prol de um novo rumo para Burkina Faso e para o continente africano. A mobilização global reforçou o compromisso com uma África livre das amarras do imperialismo e do neocolonialismo.
“Nosso agradecimento vai a todos os patriotas, pan-africanistas e defensores da paz e da liberdade que se manifestaram. A solidariedade ativa de vocês fortalece nossa convicção de que a luta por justiça e igualdade é legítima e necessária”, afirmou Traoré em comunicado oficial.
Traoré reafirmou que, apesar dos desafios enfrentados, não haverá recuo. “Jamais nos curvaremos diante da adversidade. Permaneceremos firmes até que nossos povos alcancem a verdadeira emancipação”, destacou.
O presidente também reforçou sua confiança de que, com o apoio coletivo, a vitória contra os sistemas opressores será alcançada: “Juntos, em unidade, venceremos o imperialismo e o neocolonialismo. Lutamos por uma África livre, digna e soberana.”
Fontes adicionais:
Al Jazeera – Burkina Faso’s Transition and Pan-African Vision
Africanews – Ibrahim Traoré’s Fight Against Neo-Colonial Influence
Le Monde Afrique – Mobilisation en soutien au Burkina Faso