Chapo exige firmeza contra Naparamas e terroristas

Durante a cerimônia de graduação de novos membros das Forças Especiais das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), realizada esta sexta-feira na cidade de Nacala, o Presidente da República, Daniel Chapo, apelou ao setor da defesa para reforçar o seu compromisso na preservação da ordem e da estabilidade política nacional.

Segundo Chapo, é fundamental que as Forças Especiais assumam um papel mais ativo no combate a ameaças como o terrorismo, os raptos e os grupos auto-proclamados como os Naparamas.

“No médio prazo, cabe ao setor da defesa e segurança garantir as condições necessárias à estabilidade política, permitindo que o nosso Governo avance com os pilares da Independência Económica, algo que tem sido conduzido com grande empenho”, afirmou o Chefe de Estado.

Daniel Chapo sublinhou ainda que é essencial adaptar o ensino nas instituições de formação militar e paramilitar às novas ameaças à segurança do Estado, que se encontram em constante transformação.

O Presidente destacou que esta graduação marca o início de uma nova fase para os soldados formados, os quais receberão missões complexas e de grande responsabilidade. Entre essas, destaca-se o enfrentamento ao terrorismo em distritos da província de Cabo Delgado e, mais recentemente, na Reserva Especial do Niassa, onde as forças moçambicanas continuam no encalço dos insurgentes.

Chapo também manifestou preocupação com ações pontuais dos chamados Naparamas, que podem ameaçar a tranquilidade das famílias moçambicanas caso não sejam devidamente neutralizadas.

“Apesar de distintos, esses fenómenos compartilham características perigosas: são complexos, letais e destroem vidas e comunidades. Por isso, exigem a coragem e determinação de todos os moçambicanos. As Forças Especiais, como tropa de elite, terão um papel vital neste esforço conjunto”, concluiu o comandante-chefe das FADM.

Mais do autor

Homem Descobre que “Esposa” Era na Verdade um Homem – Caso Choca o País e Ganha Repercussão Internacional

Moçambique vai renegociar acordos com grandes empresas estrangeiras

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *