Pelo menos seis indivíduos suspeitos de envolvimento em atividades terroristas foram mortos em combate com as Forças de Defesa e Segurança (FDS) de Moçambique, na região de Muidumbe, província de Cabo Delgado. A informação foi confirmada por uma fonte local que acompanhou a operação.
O confronto teve lugar no domingo passado, na localidade de Miangalewa. Segundo a fonte, os militares reagiram prontamente após notarem movimentos suspeitos que indicavam uma possível tentativa de ataque a uma das suas posições. “Estávamos a fazer a refeição quando percebemos movimentações estranhas. Foi nesse momento que nos apercebemos da intenção dos rebeldes em atacar a base”, relatou.
Durante a troca de tiros, ocorrida durante o dia, vários insurgentes ficaram feridos, além dos seis mortos.
Miangalewa está situada nas proximidades do rio Messalo, que delimita a fronteira com o distrito de Macomia, ao longo da Estrada Nacional EN380 – uma das poucas vias asfaltadas da região norte de Cabo Delgado.
Desde 2017, Cabo Delgado tem sido palco de ataques armados reivindicados por grupos ligados ao Estado Islâmico. A ofensiva mais significativa ocorreu em maio de 2024, quando cerca de 100 insurgentes invadiram a vila-sede do distrito de Macomia, provocando mortes e enfrentamentos intensos com forças moçambicanas e tropas do Ruanda.
De acordo com dados do Centro de Estudos Estratégicos de África (ACSS), só no ano de 2024, os ataques extremistas causaram pelo menos 349 mortes no norte do país, representando um aumento de 36% em relação a 2023.
