Desmobilizados da RENAMO, que permanecem ocupando a Sede Nacional do partido, alertam para uma possível escalada de violência na Cidade de Maputo nas próximas horas. Segundo relatos obtidos junto do grupo, existem informações de que apoiantes de Ossufo Momade estão a ser organizados para se unirem a um grupo de segurança privada denominado “Serpente”, além de outros indivíduos mobilizados a partir de várias províncias.
De acordo com os desmobilizados, o grupo se reunirá na residência de Ossufo Momade, localizada em Mateque, antes de seguir em direção à Sede Nacional com o suposto objetivo de confrontá-los diretamente. O grupo que ocupa a sede afirma já ter alertado as autoridades policiais sobre o risco iminente e garante que responderá com força caso sejam atacados.
O Delegado Provincial da RENAMO em Maputo, Samuel Manjate, é apontado como o responsável pela organização da mobilização de membros da capital até Mateque. Os desmobilizados afirmam que, caso Manjate apareça na sede do partido, será imediatamente capturado.
O clima é tenso e os envolvidos garantem que os próximos passos “não são para os fracos”.
