Carla Louveira: “Milhares de vidas podem estar em risco com corte de apoio dos EUA”

A Ministra das Finanças, Carla Louveira, reconheceu que a suspensão do financiamento dos Estados Unidos a programas de ajuda terá um impacto significativo no setor da saúde de Moçambique. Durante uma audiência com o Embaixador dos EUA em Moçambique, Peter Vrooman, Loveira reafirmou o compromisso do governo moçambicano de fortalecer as relações de cooperação com os EUA em diversas áreas, apesar dos desafios impostos pela suspensão do apoio.

A Ministra destacou que o governo dos Estados Unidos tem sido um parceiro fundamental na cooperação com o Sistema Nacional de Saúde e com o Ministério da Saúde (MISAU), principalmente através de iniciativas como o Plano de Emergência do Presidente para o Alívio do SIDA (PEPFAR), a USAID e o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças). No entanto, ela expressou sua preocupação com a interrupção temporária do financiamento a programas essenciais no combate ao HIV/SIDA, como aconselhamento, testes, tratamento e prevenção da transmissão do HIV de mãe para filho, entre outros serviços vitais.

Louveira afirmou que essa suspensão representa um desafio crítico para o setor da saúde, comprometendo a continuidade de intervenções essenciais e a sustentabilidade de programas prioritários. A Ministra destacou que, sem a previsão de recursos no Orçamento do Estado de 2025 para cobrir essa lacuna, milhares de moçambicanos podem ser afetados, pois ainda não se sabe por quanto tempo essa suspensão persistirá.

Por sua vez, o Embaixador Peter Vrooman garantiu que o apoio ao PEPFAR continuará, especialmente nas áreas de prevenção e tratamento do HIV, bem como no apoio ao combate à tuberculose. Vrooman também assegurou que, embora a USAID esteja prevista para encerrar operações no país entre julho e agosto, os serviços críticos não serão interrompidos enquanto essa transição não ocorrer.

Veja Mais do Autor

Magibire alerta: 251 ex-guerrilheiros da Renamo estão desaparecidos

População Vai às Ruas Neste Sábado Vestida de Branco

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *