Congresso Nacional das OSC debate papel da sociedade civil nas mudanças sociais e económicas em Moçambique

O primeiro painel do Congresso Nacional das Organizações da Sociedade Civil (OSC) abordou o tema “Sociedade Civil e as Transformações Sociais e Económicas: Tendências, Desafios e Oportunidades no Contexto Moçambicano”. A sessão teve como foco analisar as principais dinâmicas que influenciam o trabalho das OSCs no país, diante das mudanças sociais, políticas e económicas tanto internas quanto externas.

Durante o debate, os participantes discutiram estratégias para que as organizações da sociedade civil enfrentem os desafios atuais, aproveitem novas oportunidades e reforcem seu impacto e relevância no cenário nacional. Também foi enfatizada a importância da cooperação com o governo, sector privado e organizações internacionais para o fortalecimento da democracia, dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável.

Entre os oradores estavam Alfredo Mazive; Paula Monjane, Directora de Programas do CESC; José Mucote, Director Executivo da AJOACO em Inhambane; e João Feijó, Investigador Principal do OMR. A moderação ficou a cargo do jornalista Lázaro Mabunda.

O Congresso é fruto de uma colaboração entre o programa Pro-Cívico e Direitos Humanos, executado pelo Instituto para Democracia Multipartidária (IMD), Fundação MASC, Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC) e CDD Moçambique. O evento conta com o apoio financeiro do Governo da Finlândia, por meio da sua embaixada em Maputo, e da plataforma JUNTOS, que reúne 27 OSCs, com suporte da Fundação Aga Khan e da Fundação la Caixa.

Mais do autor

Ministro do Interior Empossa Novos Dirigentes no Ministério e no SERNIC

Última Hora: Polícia Dispara Contra Membros do MDM Durante Marcha em Gorongosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *