A União Europeia (UE) anunciou um investimento de cerca de 20 milhões de euros em Moçambique para apoiar a transformação digital do país, numa iniciativa com duração de três anos. O anúncio foi feito durante a Feira Internacional de Maputo (FACIM 2025), em cerimónia que contou com a presença do embaixador da Itália em Moçambique, Gabriele Annis, representando a UE, e do ministro moçambicano das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga.
O projeto pretende facilitar que os cidadãos moçambicanos realizem pagamentos digitais à administração pública e implementar um sistema de identificação digital. Além disso, inclui a construção de infraestruturas tecnológicas e a formação de capital humano, tanto no setor público quanto no privado.
Segundo o embaixador Annis, a digitalização é essencial para modernizar os serviços públicos e aproximar o Estado dos cidadãos, alinhando-se com a estratégia italiana de cooperação com África e com a iniciativa Global Gateway da UE. Esta última visa mobilizar até 300 mil milhões de euros até 2027 para investimentos em conectividade digital, infraestruturas inteligentes e serviços públicos resilientes.
Este financiamento faz parte de um pacote de 100 milhões de euros anunciado pela Itália para projetos tecnológicos em África, dos quais 20 milhões serão aplicados em Moçambique. O plano inclui ainda a implementação de um sistema de e-procurement para maior transparência nas compras públicas e a capacitação de técnicos locais para gerir e expandir as plataformas digitais, garantindo um impacto duradouro no país.
Fontes: CM Jornal, Diário Económico Moçambique, Evidências.
