Dezoito membros de um grupo extremista islâmico foram abatidos na semana passada em combates travados com a milícia local no distrito de Muidumbe, na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.
A informação foi avançada por João Bosco, administrador do distrito, em declarações ao jornal O País, publicadas nesta segunda-feira (16). Segundo ele, os confrontos ocorreram no dia 7 de Junho, na aldeia de Magaia, onde as forças locais responderam de forma enérgica a um ataque insurgente.
“A ofensiva dos terroristas foi rapidamente contida. Graças à pronta intervenção da milícia comunitária, 18 insurgentes foram abatidos”, relatou Bosco, acrescentando que o distrito, neste momento, encontra-se em relativa tranquilidade.
Apesar do sucesso na operação, o administrador revelou que o ataque também resultou no sequestro de dez civis — entre eles, oito mulheres e duas crianças. As vítimas foram libertadas posteriormente, após negociações que envolveram o pagamento de resgate.
Bosco alertou, no entanto, que, embora Muidumbe esteja sob controlo, o clima de insegurança persiste noutras zonas de Cabo Delgado, onde os insurgentes continuam a espalhar o medo entre as comunidades.
“As populações de algumas aldeias ainda vivem sob ameaça constante. Estamos a trabalhar para dissuadir os jovens de se deixarem recrutar pelos grupos terroristas”, frisou.
A província de Cabo Delgado tem sido palco de ações armadas protagonizadas por grupos extremistas desde 2017, resultando em milhares de mortos, deslocamentos forçados e crise humanitária.

Enqto a FRELIMO estiver no poder, Moçambique será e estará sujeito à patifaria ou a essa coisa chamada de putaria: roubo, fraudes eleitorais, CORRUPÇÃO, assassinatos, mortes de adversários políticos, pobreza, fome, miséria, opressão, exclusão social etc. A FRELIMO significa DITADURA, COMPADRIO SUBMISSÃO E SUBSERVIÊNCIA. Trata se de aparelhamento do Estado, onde tudo está sob o comando dessa organização criminosa, delinquente, que submete Todas as organizações do Estado a serviço dos interesses mesquinhos, medíocre e qualquer um que discorde e manifeste, é eliminado. O argumento é sempre o mesmo: precisamos de nos unir.😡😠👹🤮💩, mas o poder tem que continuar nas mãos dos corruptos da FRELIMO. Até qdo? Vendi coelhos p/ funcionários da procuradoria em Angonia para fazerem almoço p/ Guebuza, com a promessa de pagarem na semana seguinte. Até hoje e já se passaram + de dez anos e o país só piora e SAFADA da FRELIMO continua no poder de ROVUMA A MAPUTO é dominado pela PUTARIA dessa organização…oiê