Investimento italiano deve crescer com novo projecto de gás em Cabo Delgado

O Governo moçambicano aprovou recentemente o plano de desenvolvimento do projecto Coral Norte, uma nova unidade flutuante de produção de gás natural liquefeito (GNL), que será instalada na Área 4 da Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado. A iniciativa foi recebida com entusiasmo pela embaixada da Itália em Moçambique, que manifestou interesse em expandir os investimentos no país e estreitar ainda mais as relações bilaterais de longa data.

Durante a passagem do navio de guerra italiano Luigi Rizzo pelo Porto de Maputo, o embaixador da Itália, Gabriele Annis, expressou a satisfação do seu país com a aprovação do novo projecto. Segundo o diplomata, o investimento de quase 7 mil milhões de dólares reforça significativamente a presença da empresa italiana ENI no território moçambicano e projeta benefícios mútuos.

“A notícia da aprovação do Coral Norte foi recebida com grande entusiasmo em Itália. Este passo sinaliza uma expansão da cooperação energética e projeta um aumento das receitas para Moçambique nos próximos anos, o que será benéfico para toda a população”, afirmou Annis.

O embaixador também destacou os avanços no campo político, elogiando o entendimento entre o Presidente da República, Daniel Chapo, e os partidos políticos após o período de tensão eleitoral. Segundo Annis, esses acordos criam um ambiente mais estável e atrativo para os negócios.

“Apoiamos plenamente as reformas anunciadas pelo Presidente Chapo no dia 15 de janeiro. A Itália vê com bons olhos o compromisso com o diálogo nacional inclusivo, fundamental para consolidar a estabilidade. Acreditamos que estas medidas abrirão caminho para o fortalecimento do ambiente de negócios, permitindo que empresas italianas expandam sua atuação em Moçambique”, concluiu.

Veja Mais do Autor

Recenseamento eleitoral em Moçambique: Um sistema deficiente e caro

Moçambique aos 50 Anos: Um País Refém da Má Governação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *