SNJ celebra Dia do Jornalista entre reconhecimento e desafios da profissão

Nesta data, 11 de abril de 2025, comemora-se o Dia do Jornalista moçambicano, coincidindo com o 47º aniversário do Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ), instituição fundada em 1978, inicialmente denominada Organização Nacional de Jornalistas (ONJ). Durante as celebrações, o presidente do sindicato, Faruco Sadique, destacou a atuação dos profissionais do jornalismo, ressaltando que, apesar dos inúmeros desafios — como perseguição política, remunerações insatisfatórias e restrições às liberdades de expressão e de imprensa —, eles seguem firmes em sua missão.

As festividades deste ano ocorrem na província de Inhambane, sob o lema “SNJ: 47 anos celebrando a coragem, o compromisso e o profissionalismo dos jornalistas”. Faruco explicou que a escolha do tema enfatiza o reconhecimento dos jornalistas moçambicanos, que, mesmo enfrentando condições adversas em seu dia a dia, mantêm o papel crucial de informar e educar a sociedade.

“Nos tempos atuais, exercer o jornalismo no país implica um compromisso frequentemente desgastante, marcado por condições contratuais precárias, a ausência de salários fixos e adequados, falta de descontos obrigatórios para o sistema de segurança social, além de seguros de trabalho, vida e viagem inexistentes, sem contar a carência de recursos materiais, técnicos e financeiros necessários para o desempenho de suas funções”, disse Faruco Sadique.

Ainda, o dirigente ressaltou que a vulnerabilidade desses profissionais se evidenciou ainda mais nos últimos meses, com o aumento das tensões políticas que colocaram em risco sua integridade física e moral, seja por meio de agressões por manifestantes ou ações de agentes públicos.

Apesar desse clima de hostilidade, os jornalistas e demais profissionais da comunicação permanecem comprometidos com seus princípios e com os padrões editoriais de seus veículos de imprensa. Diante desse cenário, o SNJ convoca os profissionais a se posicionarem com responsabilidade, resistindo às pressões de diversos interesses e mantendo o foco na busca pela verdade dos fatos.

Veja Mais do Autor

China dá troco pesado e impõe 125% de taxa sobre produtos dos EUA

Comunicação social precisa de proteção e leis atualizadas, defende MISA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *