Fim da linha para chapas “podres” em Nampula

O município de Nampula anunciou que irá, nos próximos tempos, intensificar o combate à circulação de viaturas em mau estado utilizadas no transporte semi-colectivo de passageiros, conhecidas como “chapa-100”.

De acordo com as autoridades municipais, um número significativo desses veículos apresenta sérios problemas mecânicos — desde portas que não fecham corretamente, ausência de faróis e espelhos retrovisores, até à carroçaria visivelmente danificada — colocando em risco a segurança dos passageiros e outros utentes das vias públicas.

Samuel dos Santos, director do Departamento de Transportes no Conselho Autárquico de Nampula, explicou que os operadores de transporte são obrigados a apresentar os seus veículos para avaliação durante o processo de licenciamento. “Sabemos que há munícipes a usar viaturas avariadas para fins comerciais, e temos atuado com medidas preventivas para evitar que isso continue”, disse.

O responsável revelou que já está em curso um plano operativo que visa retirar das estradas os veículos em condições críticas. “O código de postura municipal define claramente os prazos e as condições em que um carro pode estar estacionado ou circular. Já fizemos uma primeira campanha de recolha e, até ao final do primeiro trimestre do ano passado, confiscámos 25 viaturas abandonadas”, afirmou.

Além das operações de apreensão, está a decorrer uma campanha de sensibilização destinada aos proprietários de veículos em más condições, alertando para a necessidade de retirá-los da via pública.

“Aplicámos multas, algumas viaturas encontram-se no nosso estaleiro, e aquelas cujos donos não pagaram as coimas serão sujeitas aos procedimentos legais previstos no nosso código municipal. Este processo continua, e neste primeiro trimestre lançámos a segunda fase do plano, que começa com a consciencialização. Lidamos com dois tipos de situações: carros estacionados indevidamente e viaturas com falhas mecânicas graves que não devem circular”, concluiu dos Santos.

Mais do autor

Nova companhia aérea inicia voos domésticos em Junho e quebra monopólio da LAM

Mistério no Senegal: Vila inteira abandona casas após vozes misteriosas vindas do mato

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *