Ex-Terrorista Recebido por Trump como Chefe de Estado

Em menos de um ano, o cenário político no Médio Oriente sofreu uma reviravolta histórica que está a surpreender o mundo. Muhammad Al-Jawlani, também conhecido como Ahmad Al-Sharaa, outrora considerado um dos homens mais procurados pelos Estados Unidos, acaba de ser reconhecido como o novo Presidente da Síria — e recebeu o apoio público do ex-presidente Donald Trump.

Até novembro de 2024, Al-Jawlani figurava na lista de terroristas mais procurados do Departamento de Estado dos EUA, com uma recompensa de 10 milhões de dólares pela sua captura. No entanto, no dia 8 de dezembro, ele liderou uma coligação de forças que derrubou o regime Assad, encerrando mais de 50 anos de domínio familiar na Síria.

Agora, o que parecia impossível aconteceu: Trump anunciou ontem, em conferência de imprensa, o fim imediato de todas as sanções dos EUA impostas à Síria desde os anos 70, elogiando o “novo espírito de reconciliação e reconstrução” do país.

Hoje, imagens captadas em Riad mostram Al-Jawlani a abraçar Donald Trump num gesto simbólico, já como Chefe de Estado da nova Síria. A movimentação diplomática conta com o forte apoio do príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, que prometeu quitar a totalidade das dívidas sírias junto ao FMI e ao Banco Mundial.

O que antes era visto como um cenário improvável tornou-se realidade em tempo recorde — e mostra como, na política internacional, um minuto pode mudar tudo.

Mais do autor

Fly Modern Ark processa LAM por falta de pagamento de serviços prestados na reestruturação da companhia

Jovem de 19 Anos Enforca-se em Matadouro e Deixa Comunidade em Choque

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *