EUA pressionam Rwanda a cortar apoio ao M23 e retirar tropas do Leste da RDC

O enviado especial dos Estados Unidos para a África, Massad Boulos, exigiu nesta quinta-feira, 17 de abril, que o Rwanda suspenda imediatamente qualquer tipo de apoio ao grupo rebelde M23 e retire as suas forças militares do Leste da República Democrática do Congo (RDC).

A declaração, reportada pela agência Lusa, marca uma mudança importante na abordagem diplomática dos EUA em relação ao conflito prolongado na região dos Grandes Lagos.

Após reunir-se com os líderes do Congo e do Rwanda, Boulos destacou, em conferência de imprensa, que Kigali deve “parar todo o apoio ao M23 e retirar as suas tropas do território congolês”.

O grupo rebelde M23, acusado de receber apoio do governo ruandês, iniciou uma ofensiva em 2024 que resultou na ocupação de Goma, capital da província de Kivu do Norte, em dezembro. Nos meses seguintes, já em 2025, o grupo também assumiu o controlo de Bukavu, capital de Kivu do Sul.

O agravamento da violência no Leste da RDC tem provocado crescente instabilidade e elevou a pressão internacional sobre o Rwanda — pressão que agora ganha novo peso com a posição mais firme dos Estados Unidos.

Veja Mais do Autor

Valter Artístico abraça causa da segurança rodoviária ao lado da AMVIRO

Namíbia Diz Não aos EUA e Assume Seu Petróleo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *