O Secretário de Estado da província de Nampula, Plácido Pereira, anunciou que está em andamento um processo rigoroso de monitoria para identificar e responsabilizar os autores do desvio de medicamentos nas unidades sanitárias locais.
A declaração foi feita durante uma visita realizada nesta quinta-feira (8) aos Serviços Provinciais de Saúde, aos depósitos Provincial e Regional de Medicamentos, bem como às obras do Hospital Geral de Nampula. Durante a inspeção, o dirigente constatou que os armazéns encontram-se abastecidos com medicamentos suficientes para aproximadamente dois meses, afastando, por ora, o risco de ruptura de estoque.
“Constatámos que o armazém regional está bem abastecido. No geral, a avaliação foi positiva, apesar dos desafios que enfrentamos”, declarou Pereira, sublinhando que a escassez de medicamentos nas unidades de saúde não se deve à falta de produtos, mas sim a questões de gestão interna.
O Secretário de Estado garantiu que estão em curso investigações para localizar os responsáveis pelos desvios e assegurar que sejam responsabilizados. Outro problema identificado durante a visita foi a escassez de energia elétrica em algumas infraestruturas de saúde, causada pela falta de recursos para adquirir energia em sistema pré-pago.
“É necessário dialogar com a EDM [Electricidade de Moçambique] para encontrar soluções viáveis. Sabemos que há dívidas significativas do sector público junto da EDM, e isso precisa ser resolvido”, frisou Pereira.
