Daniel Chapo nomeia Ana Maria Bié para chefiar o Tribunal Administrativo

O Presidente da República, Daniel Chapo, designou oficialmente Ana Maria Gemo Bié como nova Presidente do Tribunal Administrativo (TA), órgão que supervisiona a legalidade da administração pública, fiscal e aduaneira, além de controlar o uso dos recursos financeiros do Estado. A nomeação foi divulgada nesta sexta-feira, 9 de maio, por meio de um comunicado da Presidência.

A indicação acontece num contexto de crescentes dificuldades no combate à má gestão dos fundos públicos. Apesar dos relatórios da Autoridade Tributária (AT) apontarem frequentes desvios, contratos atribuídos de forma irregular e outras práticas lesivas ao erário, poucos desses casos têm levado a consequências legais. Instituições como o Ministério Público e os tribunais enfrentam limitações em agir de forma eficaz, sobretudo quando se trata de figuras influentes ou ligadas ao partido governante, FRELIMO.

Ana Maria Bié assume o desafio de reforçar a autonomia do Tribunal Administrativo e garantir que suas decisões impulsionem a responsabilização e promovam uma gestão pública mais transparente.

Com uma trajetória sólida no sistema judicial, Bié tem uma longa carreira no Ministério Público e em áreas de auditoria financeira. Entre outros cargos, foi responsável pelo Gabinete Central de Combate à Corrupção, Procuradora-Geral na Província de Maputo e, mais recentemente, Procuradora-Geral Adjunta.

Mais do autor

Moçambique e Tanzânia firmam acordo de troca de prisioneiros

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *